Carnaval Gaúcho II

Já falei aqui, e continuarei falando e defendendo que assim como o CTG, o carnaval é uma manifestação autêntica da cultura brasileira, e fazer parte de um bloco ou escola de samba não anula a participação de uma prenda ou peão no CTG.

Ontem no podcast Quem planta a semente do amor, do artista Paulo Evandro de rosário do Sul, o tema foi Carnaval uma conversa séria! Os convidados escolhidos à dedo para esse bate-papo fizeram falas contundentes e certeiras, incluindo o carnavalesco Bira de Cacequi. Foi uma aula se for resumir tudo o que foi dito. Assim como os tradicionalistas (muitas vezes, mas não o tanto quanto eles), os carnavalescos também tem que defender o direito de ser, estar e fazer arte, ocupar os espaços.

A importância do lazer como direito de todas e todos se faz muito presente e definitiva para fazer acontecer. Explico: o entendimento da população e principalmente dos governantes de que festas/festivais populares não “tiram” o dinheiro/verba de outro lugar como saúde e educação como vários gostam de falar. Cada um tem o seu.

Sinto um orgulho muito grande em fazer parte dos dois, sim realizei meu sonho de tocar na bateria Mancha Verde da Escola de Samba Unidos da Vila Iponã e foi tudo!

Lógico que há quem não goste (ruim da cabeça ou doente do pé hehehe), mas a maioria das pessoas que frequentam o CTG estavam em blocos ou escolas de carnaval aqui em Cacequi, que é uma cidade pequena mas com uma cena cultural super rica.

Esse ano tivemos o retorno de um bloco de carnaval de componentes do CTG General Osório: o SambaTchê.

Com a frase: No CTG ou na avenida a festa é garantida, fizeram a alegria de quem foi assistir e óbvio de quem participou. Tão bom ver pessoas de todos jeitos e idades brincando o carnaval. E o desse ano foi lindo e muito bom.

O Paulo Evandro falou no podcast que “as invernadas e as escolas de samba são uma peça teatral a céu aberto”, concordei na hora! Tanto lá no CTG, quanto no barracão da escola e quanto na coxia do teatro a emoção, a doação, o trabalho e o amor são imensos.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora