Carnaval gaúcho

Tem quem ame, tem quem não goste, mas dentre os que gostam é certo: carnaval aqui no sul é ótimo. Se for em cidades pequenas melhor ainda heheheh. Sem contar nos mega famosos carnavais de Porto Alegre e Uruguaiana.

Amo carnaval! Muito, tanto que tenho 39 anos e 40 carnavais, tem foto da minha mãe com barrigão no baile. Nasci em março. Ainda vou sair na bateria de uma escola de samba! Tocando alguma coisa que vou ter que aprender, mas aprendo rápido!

O que isso tem a ver com o tradicionalismo? Bueno, tem gente que acha que prenda não pode ser rainha de carnaval. Já ouvi muitas coisas a respeito disso e por isso escrevo hoje.

Ensaio da Furiosa, bateria da Escola de Samba Acadêmicos da Montanha de Cacequi – Foto Maurício Lima

Um dos melhores instrutores de dança que conheço toca numa banda de pagode (Didi), um dos mais antigos blocos de carnaval aqui de Cacequi, o Pró-Álcool, a maioria dos componentes são tradicionalistas, várias rainhas e princesas de carnaval são prendas e fazem parte de invernadas, vários peões são da bateria Furiosa, da Escola de Samba Acadêmicos da Montanha, e uma coisa não anula a outra.

Explico: Tem uma galera que acha o carnaval vulgar. Pois vamos lá:

Vulgar: relativo ou pertencente à plebe, ao vulgo; popular.

Portanto, manifestações culturais provenientes do povo também são vulgares e, utilizando o conceito acima, o tradicionalismo também é.

Furiosa se apresentando no carnaval de São Vicente do Sul – Foto Maurício Lima

Pra ficar melhor a visualização vou desenhar: ninguém vai no CTG de fantasia de carnaval e ninguém vai vestida de prenda na ala das baianas.

O que eu tô querendo dizer aqui é: qualquer prenda pode ser rainha da bateria, puxadora de samba (Júlia) ou baiana, assim como qualquer peão pode ser passista, da comissão de frente ou tocar cuíca. O que vai contar é como esse componente de CTG e Escola de Samba representa as instituições que participa. E nem tô falando de roupa, mas de caráter.

Aproveitem os bailes, rodeios, ensaios da escola de samba ou da invernada. Divirtam-se com responsabilidade, sejam felizes e não encham o saco de quem quer participar das duas coisas ou de coisas diferentes, porque nossa cultura é diversa, linda e maravilhosa!

Aproveito e deixo o convite:

Um comentário em “Carnaval gaúcho

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora