Filmes gauchescos

Te ajuda pra montar uma mostra cultural, te ajuda a estudar, te ajuda nas pesquisas e te ajuda a relaxar.

Prepara a pipoca e escolhe!

Verifiquem a indicação da classificação etária dos filmes por favor, tem alguns que dá pra cortar as partes “proibidonas” e passar, já outros não, então se liguem.

Anahy de las Missiones – 1839, interior do Rio Grande do Sul. Anahy (Araci Esteves) é uma mulher forte dos pampas, mãe de quatro filhos, todos de pais diferentes. Carregando uma carroça, ela luta para sobreviver em plena Revolução Farroupilha, . Indiferente às paixões políticas, seu objetivo é sobreviver mascateando com caramurus (defensores do Império) e farrapos (revolucionários) o que consegue pilhar dos mortos nos combates.

O Tempo e o Vento – A família Terra Cambará e sua principal opositora, a família Amaral, viveram em conflito durante 150 anos, começando nas Missões até o final do século XIX. A luta entre essas duas famílias atravessa a formação do Rio Grande do Sul, a povoação do território brasileiro e a demarcação de suas fronteiras, forjada a ferro e espada pelas lutas entre as coroas portuguesa e espanhola. Um dia, o sobrado dos Terra-Cambará é cercado pelos Amaral, e eles são obrigados a se defenderem.

Ana Terra e Capitão Rodrigo fazem parte da história, abaixo tem os filme “separados”

Um certo capitão Rodrigo – O valente capitão Rodrigo Cambará se estabelece na cidade de Santa Fé, buscando constituir família. Mas quando finalmente ele consegue sossego, eclode a Revolução Farroupilha e ele retorna aos campos de batalha.

Ana Terra

Netto perde sua alma – Antônio de Souza Netto é um general brasileiro que é ferido na Guerra do Paraguai e agora está se recuperando no Hospital Militar de Corrientes, na Argentina. Lá ele percebe que coisas estranhas estão ocorrendo ao seu redor.

Netto domador de cavalos – Uma releitura contemporânea da lenda do Negrinho do Pastoreio. Netto descobre que o índio Torres, seu antigo parceiro de guerras, está na prisão. Juntamente com escravos rebelados, Netto vai em busca da libertação do índio.

A Casa das Sete Mulheres – Ambientada na década de 1830 durante a Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul, a trama conta a história da Guerra dos Farrapos a partir da visão das mulheres da família do líder revolucionários, Bento Gonçalves (Werner Schünemann). Durante os dez anos que durou o conflito, Ana Joaquina (Bete Mendes), Maria (Nívea Maria), Manuela (Camila Morgado), Rosário (Mariana Ximenes), Mariana (Samara Felippo), Caetana (Eliane Giardini) e Perpétua (Daniela Escobar) se refugiaram em uma estância para esperar a volta dos homens. O diário de Manuela conduz a narrativa.

O Quatrilho – Em 1910, em uma comunidade rural de imigrantes italianos no Rio Grande do Sul, dois casais dividem a mesma casa. O tempo faz com que uma das esposas se interesse pelo marido da outra. Ambos decidem fugir e recomeçar uma vida nova, deixando para trás seus parceiros.

Anita e Garibaldi – Giuseppe Garibaldi chega ao Império do Brasil sem saber que sua vida mudaria ao conhecer Ana Ribeiro da Silva e sua luta pela separação da República do Rio Grande do Sul. Mas o caminho do amor e da guerra apresenta desafios.

Senhores da Guerra – Júlio e Carlos são irmãos. Amigos, cultos, ricos, são separados pela Revolução de 1923, que divide o Rio Grande do Sul entre chimangos e maragatos. Júlio é prefeito, está com os primeiros, enquanto Carlos é revolucionário, maragato. As ideias são opostas, mas o sangue é o mesmo e a prova se dá em uma grande batalha.

Bochincho – O filme – Tal qual o poema de Jayme Caetano Braun, ficou bem legal, se tiverem oportunidade vale super a pena. Procurem a letra da poesia e depois assistam.

Contrabando – que ainda será lançado e esperamos anciosos! Do irmão Carlos Omar Vilela Gomes. Contando a história dos chibeiros tão conhecida por essas bandas. Aqui em Cacequi o chibo vinha pelos trilhos.

Longa “contrabando”, gravado na costa do rio Uruguai, conta a história de pessoas que trabalhavam com comércio ilegal, que envolvia famílias de países vizinhos.

Aproveitem!

Um comentário em “Filmes gauchescos

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora