Juventude Tradicionalista e o Grupo dos 8

O Dia do Jovem Tradicionalista foi criado há 30 anos para lembrar que o começo do movimento se deu com os jovens do Grupo dos Oito, em 1947. A proposta foi apresentada por Luís Henrique, do CTG Tiarayú, no 36° Congresso Tradicionalista Gaúcho, em 1991 na cidade de Júlio de Castilhos.

Foto de Magno Baú Ayres

No dia de hoje, 07 de setembro, os futuros representantes da Juventude da nossa 10ª Região Tradicionalista estão fazendo a prova escrita para concorrer no concurso estadual de prendas e peões no CTG Pedro Telles Tourem, em São Francisco de Assis. Desejamos boa prova e que suas gestões sejam iluminadas. (No final do post tem apostila nova pra baixar)

Conheça o Grupo dos Oito

Grupo dos Oito do Colégio Júlio de Castilhos — Foto: MTG/Divulgação
Grupo dos 8

O Grupo dos Oito, formado pelos estudantes do Colégio Júlio de Castilhos, o “Julinho” de Porto Alegre, são: Antonio João de Sá Siqueira, Fernando Machado Vieira, João Machado Vieira, Cilço Campos, Ciro Dias da Costa, Orlando Jorge Degrazzia, Cyro Dutra Ferreira e João Carlos Paixão Côrtes. (Eiii Barbosa Lessa não fazia parte desse grupo, questão de prova!)

Em agosto de 1947 esses jovens criam um Departamento de Tradições Gaúchas no Colégio e tem a ideia da criação da Ronda Crioula, estendendo-se do dia 7 ao dia 20 de setembro, as datas mais significativas para os gaúchos. A retirada de uma centelha do “Fogo Simbólico da Pátria” para transformá-la em “Chama Crioula” também criação do grupo.

Paixão recebeu o convite para montar uma guarda de gaúchos pilchados em honra ao herói farrapo David Canabarro, que seria transladado de Sant’Ana do Livramento para Porto Alegre. E no dia 5 de setembro de 1947, o Piquete da Tradição, ou Grupo dos Oito, prestaram a homenagem. Assim a juventude deu início ao primeiro CTG, o “35 CTG”, e continua sendo uma das bases do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Baixe aqui a apostila do CTG Fogo de Chão de Pedro Osório, da 21ªRT.

Um comentário em “Juventude Tradicionalista e o Grupo dos 8

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora